6º KINO LOUNGE apresenta “TEMPESTADE”,de Thomaz Klotzel,dia 25.11 no Espaço Unibanco de Cinema

 
O último Kino Lounge do ano, com curadoria de Thalita Ateyeh, acontece no dia 25.11, terça-feira, às 21h30, no Espaço Unibanco de Cinema (rua Augusta, 1475 – Cerqueira César – São Paulo – SP). O Kino Lounge é um evento mensal, programado para acontecer sempre na última terça-feira de cada mês.
 
O novo formato (devido ao sucesso desde sua inauguração em julho deste ano) mantém as portas abertas à experimentação e recebe trabalhos que entre si mesclam música, cinema, design, performances, vídeos, produção multimídia, entre outros. O convidado desta edição é o fotógrafo e vídeomaker Thomaz Klotzel, que apresenta ao vivo seu trabalho intitulado de “Tempestade”.  Para a realização desse projeto ele contou com a colaboração da atriz Georgette Fadel e do músico Manuel Pessôa de Lima.
 
 
Sobre Tempestade
 
Ao final de um livro sobre o xamanismo, Thomaz Klotzel, visualiza esse rito como arte. O livro dá como exemplo o texto A Tempestade, de William Shakespeare, como uma narrativa que apresenta uma trajetória tipicamente xamânica.
 
O processo de criação de “Tempestade” foi norteado pelo desejo do artista em expressar o xamanismo presente naquele texto como algo interno e inerente ao homem e à sua essência.
 
Tendo como foco a dramaturgia, Klotzel pensou no processo criativo de uma atriz através da linguagem audiovisual. O método concebido para essa etapa do trabalho foi a de improvisação inconsciente, pois, segundo Thomaz, esse ponto de inconsciência faz parte do processo da investigação xamânica.
 
A primeira ação de “Tempestade” foi uma gravação em estúdio, onde se encontravam Klotzel e a atriz Georgette Fadel, ao longo de 6 horas. O desafio é o de converter a improvisação feita pela atriz em coreografia, num ritmo, em algo musical, transformar o que poderia ser a simples leitura de um texto em sonoridade. A idéia é reconstruir / desconstruir a narrativa ao vivo. Essa estrutura, a cada apresentação, deve ser mostrada ao público de diferentes maneiras.
 
A trilha sonora é composta por Manuel Pessoa que se ultiliza de samples desenvolvendo narrativas lineares. Ao todo, foram compostas 39 pistas.
 
Aos poucos as imagens, o texto, a dramaturgia, a coreografia e os sons vão tomando seus lugares, se definindo como atores de uma composição única, que será apresentada ao público na terça-feira, dia 25/11, 21h30, no Espaço Unibanco de Cinema.
 
 
André Klotzel é formado em fotografia pelo Senac. Foi bolsista multipliatoren, do Goethe Institut, intercambio / residência como visitante na Kusnthochschule Fuer Medien / Koeln [colônia]. Cinegrafista, editor e sonista de documentários. Fotógrafro still. Ilustrador na área editorial [trabalhos nas revistas BRAVO!, Simples, Motomag, República, Caros Amigos, diversas do grupo Abril]. VJ em shows de musicos populares como Dominguinhos, Paulinho da Viola, Almir Sater Inezita Barroso. Trabalhos em video instalações no Fashion Rio, SP Fashion Week, Museu do Corinthians.  Assina as exposições coletiva Olhares Paulistanos, realizada em 100 outdoors em toda a cidade de São Paulo, em 2004. Fotografia;  coletiva Brasiliens Gesichter, no Museu fuer Moderne Kunst, em Koblenz, Alemanha. Fotografia. Apresentação da composição Requien Granular, no Live Cinema, Festival do Rio, 2007. Cinema expandido.
 
 
Georgette Fadel é atriz e diretora. Formou-se na Escola de Arte Dramática EAD-ECA-USP. Diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas ECA-USP. Prof. de Interpretação na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André/ SP. Professora de Interpretação – Estúdio Nova Dança, São Paulo.
 
Melhor atriz Prêmio Shell de Teatro 2006
Indicação Cia. São Jorge Prêmio Shell Especial espetáculo As Bastianas – 2005
 
 
Manuel Pessôa de Lima é formado em composição musical pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo – USP. Como instrumentista integrou trabalhos de músicos como Antônio Carlos Nóbrega e Eduardo Agni.  Foi compositor de trilhas para televisão (TV FUTURA, e TV CULTURA), documentários (TERRA BRASIL/ANTES DO FUTURO). Fez direção musical de Teatro com a peça Do Que Orlando Me Disse, com Paula Picarelli, dentre outras.
 
O Kino Lounge é um espaço aberto pela Associação Cultural Kinoforum desde 2006 para a experimentação e pesquisa do audiovisual, com o objetivo de criar condições para que os realizadores apresentem novas propostas de expressão, seja exibindo trabalhos já realizados ou construindo imagens ao vivo.
 
O evento conta com apoio do Espaço Unibanco de Cinema, Rain e SKYY Vodka, que após a performance promove coquetel para os presentes.
 
 
Apoio:
 
SKYY Vodka
 
Espaço Unibanco de Cinema

RAIN
 
 
SERVIÇO:
6° Kino Lounge
Dia 25 de novembro
Horário: 21h30
Local: Espaço Unibanco de Cinema (anexo) – Rua Augusta, 1475 – Cerqueira César
107 lugares
Entrada franca – retirar senhas a partir de uma hora de antecedência

Anúncios

~ por EVANDRO NICHETTI em novembro 17, 2008.

 
%d blogueiros gostam disto: