TEATRO !!!…peça POR POUCO está em cartaz no ALIANÇA FRANCESA…agende-se !!!

São Paulo, setembro de 2012 – A cidade de São Paulo está recebendo pela primeira vez a peça “Por Pouco” de Samuel Benchetrit, com tradução de Jacqueline Laurence e direção de Ary Coslov. Com os atores e produtores Ilvio Amaral e Maurício Canguçu, a peça segue em cartaz no Teatro Aliança Francesa, até 16 de dezembro com apresentações às sextas-feiras e sábados, às 21h e aos domingos às 19h. Com cenário de Marcos Flaksman, figurino de Kika Lopes, maquiagem de Leopoldo Pacheco e iluminação de Pedro Pederneiras, a peça conta ainda com os atores Flávia Fernandes e Marcelo Aquino no elenco.

“Por Pouco” conta a história dos idosos Paul e Jules, que se conhecem em um hospital e recebem juntos a noticia que restam poucos dias de vida e então resolvem fugir. A partir desse momento, outros personagens entram na trama e Paul e Jules refletem sobre suas próprias vidas, fracassos, sonhos, decepções e decisões que tomaram ou deixaram para trás. A história ultrapassa a fuga do hospital e retrata os sentimentos dos personagens como amor, amizade, paternidade e vida. De uma forma sensível e poética, “Por Pouco” retrata sentimentos, sonhos e conquistas, além do desejo de entender afetos deixados, ao longo da vida, por uma pessoa.

“A peça procura mostrar que as relações afetivas são o que realmente importa na vida, que a morte é inevitável e que viver intensamente em função do outro com amor é o que deve ser o principal estímulo durante a trajetória nesse mundo”, afirma o diretor Ary Coslov. “Os protagonistas da peça Paul e Jules, fazem essa descoberta só com a notícia de uma doença terminal que, conscientes da proximidade de seu fim, resolvem sair pelo mundo em busca de algum objetivo para suas vidas”, completa.

Sobre o diretor:
Ary Coslov – diretor dos espetáculos “A Carpa” e “Traição” passou pela TV, especialmente na novela da TV Globo, Ti, Ti, Ti. Ary ganhou o prêmio Shell de Melhor Diretor,  no Rio de Janeiro, com a peça “Traição”. Está em cartaz como ator no espetáculo “Produto”.

O Gordo e o Magro, Fellini, Oscarito e Grande Otelo:
O diretor bebeu na fonte de vários artistas em sua pesquisa para a encenação, que tem citações de Laurel & Hardy. “Gosto muito do Gordo e o Magro, desde criança, e sempre incluo nos meus trabalhos uma gag inspirada neles”. Referências de Fellini, Oscarito e Grande Otelo. Na trilha, usa trechos da música do filme La Dolce Vitta (1960, Fellini), de Nino Rota.

Quando foi convidado para dirigir, Ary Coslov se encantou. “Gosto demais do texto do Benchetrit, ágil, inteligente, contemporâneo.” Ary logo percebeu que os personagens centrais combinaram com os atores Maurício Canguçu e o Ílvio Amaral. “Aí surgiu a ideia para o espetáculo: curtir o texto e trabalhar com os dois atores. Visualizei um palco quase vazio, com dois comediantes que têm um estilo próprio e que se comunicam com facilidade, apresentando para o público um texto criativo e divertido. Tudo o que está no palco é resultado do que o texto e os atores estimularam em mim.”

Ficha técnica:
Espetáculo: Por Pouco
Direção: Ary Coslov
Autor: Samuel Benchetrit
Tradução: Jacqueline Laurence
Ass. de direção: Marcelo Aquino
Produção São Paulo: Fernanda Signorini
Elenco: Ilvio Amaral, Maurício Canguçu, Flávia Fernandes e Marcelo Aquino
Cenografia: Marcos Flaksman
Figurino: Kika Lopes
Maquiagem: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Pedro Pederneiras

Sobre a Aliança Francesa:
Criada em 21 de julho de 1883 por um comitê de personalidades como  Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Jules Verne e Armand Colin, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a difusão da língua e da cultura francesa fora da França. Para tanto, promove o ensino do francês como língua estrangeira e concede certificados específicos de proficiência e conhecimento linguísticos. A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros e cerca de 1000 estabelecimentos instalados em 130 países, onde estudam cerca de 500 mil pessoas.

Um dos mais importantes vínculos entre a  Aliança Francesa de Paris e os centros locais diz respeito à expedição dos diplomas DELF (Diploma de estudos em língua francesa) e DALF (Diploma aprofundado de língua francesa). Ambos os exames são reconhecidos pelo Ministério da Educação da França e expedidos com exclusividade pela Aliança Francesa.

Por Pouco:
Até 16 de dezembro
Sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo às 19h
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia Dramática
Classificação: 10 anos
Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque
Tel.: (11) 3017-5699 ramais 5602 / 5608 / 5617
Ingressos
Tel.: (11) 4003.1212 e http://www.ingressorapido.com.br
Bilheteria (nos dias de espetáculo a partir de 16h)
Sexta-feira e domingo: R$30,00
Sábado: R$40,00
Lugares: 210 + 4 para portadores de necessidades físicas
Acesso a portadores de necessidades físicas
Ar condicionado
Wi-fi grátis
Estacionamento conveniado em frente ao teatro
Café Douce France

 

Imagem: Por Pouco – Reprodução

~ por EVANDRO NICHETTI em setembro 27, 2012.

 
%d blogueiros gostam disto: