Colletivo na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Trabalhos desenvolvidos para Havaianas, Conspiração Filmes, Gatorade Corinthians e o filme A Busca, foram selecionados para o evento que acontece a partir do dia 14 de junho no Memorial da América Latina

São Paulo, maio de 2013 – Entre os dias 14 e 30 de junho acontece a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico no Memorial da América Latina em São Paulo. Organizada pela Associação de Designers Gráficos desde 1992, o evento terá 444 projetos representativos do design de qualidade produzindo no país ou por profissionais brasileiros nos últimos quatro anos. A décima edição da Bienal vem marcada por números, além de ter tido a maior quantidade de projetos selecionados, é também a que teve o maior júri, contabilizando 89 pessoas, das quais 12 são estrangeiros e 10 brasileiros que vivem no exterior.

A seleção contempla projetos nas categorias de Identidade & Branding, Impressos Editorias, Impressos Promocionais, Digital, Espacial, Embalagens, Tipografia e Fronteiras. O Colletivo teve trabalhos selecionados nas áreas de Fronteiras (ilustração) e Digital (sites e games).

Entre eles, a ilustração feita pelo Colletivo para o projeto Havaianas 2011, da AlmapBBDO, em parceria com a dupla criativa da agência. A ilustração mistura jogos de palavras, situações irreais e um universo ainda brasileiro e divertido para os mercados internacionais. A campanha é global e as ilustrações ainda ocupam laterais de prédios em Los Angeles e outras cidades dos Estados Unidos.

Já na categoria Digital, o Colletivo irá expor o trabalho de redesign (marca e site) da Conspiração Filmes que, após 20 anos de história, escolheu o estúdio de criação para mudar a identidade visual, desde o logotipo, até o site e toda a papelaria da produtora. E também o site oficial do filme “A Busca”, que foram contratados pela distribuidora Downtown para cuidar do planejamento digital e mídias sociais do longa-metragem estrelado por Wagner Moura. E por fim, o case Gatorade Cotinthians Libertadores 2012, em que o Colletivo foi responsável pela direção de arte e pelo desenvolvimento do projeto Combustível do Esporte feito para o isotônico. A ideia e a concepção do site foram feitas em parceria com a Ampfy e o projeto tinha como objetivo, homenagear a trajetória do Corinthians na Libertadores 2012. A Bienal colocará &a grave; disposição do publico estações que permitam a degustação dos trabalhos digitais.

 

Fundado em 2003 pelos sócios David Bergamasco, Fábio Couto, Marcelo Roncatti e Vanessa Queiroz, o Colletivo é um estúdio de criação que atua nos mais diversos segmentos do design, além gerar conteúdo e criar linguagem online apropriada para cada cliente. Perto de completar dez anos, tem atendido clientes, como Hope, Warner, Accessorize, Itaú, Kalimo, Mundial, Ogilvy, LewLara, Unilever, Suzano e Almap BBDO.

Com profissionais capazes de transformar a linguagem publicitária tradicional, o Colletivo acredita que planejamento e estratégia perdem o valor de qualquer campanha se o objeto a ser transmitido não emocionar. Vanessa Queiroz acredita que, para gerar emoção, deve obrigatoriamente criar com sensibilidade e sentimento: “O design não tem que ser só, pode ser inspiração e teoria, cérebro e emoção, comercial e experimental, imagem, texto e movimento. Desenho, fotografia, animação, moda, internet e tudo mais que couber na arte”.

Bienal Brasileira de Design Gráfico
Organizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, organização sem fins lucrativos de âmbito nacional fundada em 1989 com o objetivo de congregar praticantes do design para o fortalecimento do design gráfico nacional e o aprimoramento ético da atividade profissional. Hoje a mais longeva e representativa associação profissional de design no país e no exterior, a ADG Brasil é consultada freqüentemente por órgãos governamentais, publicações e entidades internacionais a respeito de questões do design brasileiro.

Estúdio Colletivo de Design
www.colletivo.com.br
http://www.facebook.com/Colletivo
55 11 3881 0470
@ColletivoDesign

10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico
De 14 a 30 de junho
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo

001__cpia 001_bx

 

divulgação

Anúncios

~ por EVANDRO NICHETTI em maio 15, 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: