Carbono Galeria inaugura exposição em comemoração ao centenário de Tomie Ohtake

São Paulo, maio de 2013 – A Carbono Galeria, comandada por Ana Serra e Renata Castro e Silva, realiza no dia 21 de maio, a partir das 18h, a abertura da exposição “Tomie Ohtake – múltiplos espaços”, comemorando o centenário da artista. Com serigrafia, litografia e gravura em metal, a mostra faz uma retrospectiva dos múltiplos de Tomie, apresentando séries originais produzidas desde 1968 e ainda um trabalho inédito: uma escultura feita especialmente para essa exposição.

Com curadoria de Cauê Alves, a seleção de obras para essa exposição é um mergulho nos 50 últimos anos de produção de Tomie, sendo grande parte delas gravuras. “As gravuras surgiram de seu diálogo com a pintura e ao mesmo tempo elas também influíram no desenvolvimento de trabalhos em outras linguagens”, analisa o curador.

As gravuras de Tomie Ohtake têm grande importância em sua carreira. “Há um alto grau de experimentalismo na trajetória da artista, em especial as gravuras para teto e cantos, mas também nas formas recortadas que projetam sombras na parede. Todas essas séries estarão presentes na mostra”, diz ainda Cauê.

Também em comemoração ao seu centenário, Tomie criou para a Carbono Galeria um múltiplo inédito: uma escultura de formas sinuosas na cor vermelha, com tiragem de 50 exemplares, à venda até o fim deste ano na galeria. Assemelhando-se ao símbolo do infinito, esse tridimensional faz uma investigação sobre a relação de cheio e vazio. “Toda a experiência de Tomie Ohtake está presente na insinuação de movimento, na gestualidade de origem caligráfica, e na estabilidade e unidade que ela apresenta no múltiplo”, pontua Cauê Alves.

Sobre as galeristas:

Renata Castro e Silva foi Diretora de Criação da Agência Level por 14 anos em Recife, sua cidade natal. Em São Paulo há quatro anos, passou seu tempo na cidade a frente da Agência Helix de design gráfico e branding.

Ana Serra vem de 30 anos de atuação em publicidade. Nesse período venceu o prêmio Caboré em duas ocasiões e fundou a prestigiada Agência AGE Isobar.

 

“Tomie Ohtake – múltiplos espaços”, por Tomie Ohtake @ Carbono Galeria
Abertura: 21 de maio, terça-feira, das 18h às 22h
Período expositivo: de 22 de maio a 21 de junho
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 59, Pinheiros – São Paulo
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 10h às 19h, sábados das 11h às 15h
Entrada franca
Para mais informações, acesse o site http://www.carbonogaleria.com.br

12345

 

divulgação

Anúncios

~ por EVANDRO NICHETTI em maio 17, 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: