exposição com fotos dos trabalhos de Eduardo Kobra inaugura o Espaço Cultural Capgemini, em Alphaville

O espaço foi concebido para abrigar exposições culturais diversas. A mostra, que fica no local até o fim de agosto, está aberta diariamente para  funcionários da empresa. A partir de julho, poderá ser vista pelo público geral, aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Foi lançada também uma versão multimídia do Espaço Cultural Capgemini. Pelo canal www.br.capgemini.com/crs, o visitante pode visualizar as exposições em exibição no espaço físico e encontrará sempre um rico conteúdo complementar sobre o artista e sua obra. Esta ferramenta também permite que seja ampliado o espectro dos visitantes.

Uma exposição de 20 fotos das obras do muralista e artista plástico Eduardo Kobra inaugura o Espaço Cultural Capgemini, instalado na maior unidade da empresa Capgemini, em Alphaville, na região de Barueri, no estado de São Paulo.  O espaço foi concebido para abrigar exposições culturais diversas. A mostra, que fica no local até o fim de agosto, está aberta diariamente para  funcionários da empresa. Em julho e agosto, o Espaço Cultural poderá ser visitado pelo público geral, aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Para tanto, será necessário fazer o agendamento prévio da visita pelo e-mail espacocultural.br@capgemini.com.

Segundo a empresa, ao final de cada mostra realizada no espaço, as peças serão doadas a uma instituição sem fins lucrativos, para que possa formar uma exibição permanente. “Assim, além de expandir o ciclo de vida das exposições, poderemos levar a arte a um público ainda maior, permitindo que faça parte do cotidiano da comunidade”, diz o CEO da empresa, José Luiz Rossi.

Foi lançada também uma versão multimídia do Espaço Cultural Capgemini. Pelo canal www.br.capgemini.com/crs, o visitante pode visualizar as exposições em exibição no espaço físico e encontrará sempre um rico conteúdo complementar sobre o artista e sua obra. Esta ferramenta também permite que seja ampliado o espectro dos visitantes. “Com o Espaço Cultural e sua versão multimídia, além dos nossos funcionários e de seus familiares, clientes, parceiros e fornecedores, assim como universitários e a comunidade em geral, terão a oportunidade de conhecer e interagir com diferentes expressões culturais”, afirma José Luiz Rossi.

Segundo o CEO, Eduardo Kobra foi escolhido para inaugurar o Espaço Cultural Capgemini porque “há anos, ele se dedica a deixar as grandes cidades mais coloridas, criando um verdadeiro museu a céu aberto”. De acordo com Rossi, “a Capgemini está honrada em poder abrir esse novo espaço com uma mostra de seus trabalhos”, afirma.

No final do ano passado a Capgemini já havia apoiado uma obra do artista, quando presenteou a cidade de São Paulo – berço da empresa no Brasil – com a pintura do mural “Viver, reviver e ousar”, de 39mX7m, releitura do Monumento às Bandeiras, do escultor Victor Brecheret, feito por Kobra na região de Pinheiros.

A obra representa o casamento entre a cultura da França, berço das artes plásticas e sede da Capgemini, com a brasilidade da arte de rua, na qual o Brasil já uma referência. “Essa união resultou em um trabalho contemporâneo, alegre e audacioso”, avalia José Luiz Rossi, que acrescenta: “People matter, results count. Foi pensando nesse slogan, que resume o nosso modo de trabalhar e de nos relacionarmos, que fomos buscar inspiração para atender no Brasil as diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade corporativa que regem tudo o que fazemos: Cultura voltada a pessoas e Engajamento comunitário. Assim, elegemos a Cultura como pilar de sustentação de nossos programas”.

Segundo Kobra, o apoio da Capgemini foi aceito porque entre os valores da empresa destaca-se o espírito de equipe. “Esse espírito também é essencial e imprescindível à realização do meu trabalho, já que sempre conto com o apoio fundamental dos outros artistas do Studio Kobra”, afirma.

Sobre a exposição:

A exposição “Viver, reviver e ousar”, homônima ao mural pintado em São Paulo, reproduz 20 trabalhos do muralista Eduardo Kobbra, distribuídos pelas fases Memórias, Personalidades e Mosaico.

A fase Memórias, cuja temática principal é a São Paulo antiga, especialmente das décadas de 20 e 30 do século passado,  traz o projeto mais constante do artista. Já foram realizados cerca de 40 murais desta fase em São Paulo. Geralmente, Kobra cria nas obras um contraste entre o antigo e o contemporâneo. Na av. 23 de maio, onde pessoas passam em seus carros, como máquinas, a toda velocidade, quase não se vê pessoas andando. Eduardo Kobra devolveu o lado humano à avenida,  justamente nos rostos pintados no muro de mil metros quadrados.

Na fase Personalidades, Kobra homenageia nomes importantes da história brasileira, como o arquiteto Oscar Niemeyer, o compositor Adoniran Barbosa e o ator e compositor Mário Lago.

Mosaicos – É fase mais recente do trabalho do muralista, que usa aspectos coloridos e figuras geométricas sobrepostas nas cenas. Esta técnica dá profundidade e cor aos trabalhos. Alguns exemplos desta fase são os já citados murais “O Beijo está no Ar”, em Nova York; e “Viver, Reviver e Ousar”, em São Paulo.

No Espaço Cultural Multimídia Capgemini, o internauta encontra uma série de vídeos educativos sobre street art, técnicas e materiais, narrados pelo Kobra, além do histórico do artista. Há, ainda, uma ferramenta que possibilita a realização de um tour virtual pelos seus trabalhos realizados em grandes capitais do mundo. Dentro do objetivo de promover a democratização da arte, o tour virtual encurta a distância entre a metrópole paulistana e outras capitais do mundo e os moradores de diversas localidades.

 

Espaço Cultural Capgemini (na Capgemini Unidade Alpha I) – Alameda Araguaia, 1.930 – Alphaville – Barueri – São Paulo – Telefone: (11) 4196-0500 – Estacionamento gratuito na lateral da empresa (esquina da alameda Araguaia com a avenida Tamboré)

Espaço Cultural Capgemini é inaugurado com fotos das obras de Eduardo Kobra Imagem da obra  Viver, Reviver e Ousar_, Inauguração apresenta o trabalho do muralista e artista plástico Eduardo Kobra Mais um detalhe do Espaço Cultural Capgemini Um Espaço Cultural voltado para funcionários e a comunidade como um todo

 

divulgação

~ por EVANDRO NICHETTI em julho 16, 2013.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: