pernambucano Juliano Holanda faz lançamento nacional de carreira solo

Artista pernambucano faz dois shows (Olinda e São Paulo) para apresentar músicas dos seus primeiros discos solos, ambos lançados em 2013: A arte de ser invisível Pra saber ser nuvem de cimento quando o céu for de concreto

O cantor, compositor e multi-instrumentista Juliano Holanda inicia carreira solo com lançamento nacional de dois discos de uma só vez. A arte de ser invisível e Pra saber ser nuvem de cimento quando o céu for de concreto será apresentado em dois concertos em setembro. A primeira acontece em Olinda (PE), no dia 06/09, durante o Festival Mimo, onde abrirá o show do coletivo francês Nouvelle Vague. Logo depois, ele embarca para São Paulo para se apresentar no projeto Prata da Casa, no Sesc Pompéia, dia 17/09.

Aos 35 anos, Juliano Holanda já pode ser considerado um veterano da música. Soma participações em mais de 60 discos e tem cerca de 130 músicas de sua autoria gravadas por intérpretes diversos. Exímio instrumentista e produtor musical, é nome quase onipresente na atual cena da música pernambucana.

Resolveu sair dos bastidores e lançou seu primeiro trabalho solo em maio desse ano: A arte de ser invisível. “Eu sempre me coloquei como um músico de background, nunca tinha pensando em fazer um trabalho solo, necessidade que foi surgindo com o tempo”, conta Juliano Holanda. “Houve um amadurecimento natural. O meu processo de criação é diário. Componho quase todos os dias”.

Se no primeiro disco (A arte de ser invisível), que saiu do forno em junho de 2013, o artista convidou intérpretes para gravar suas canções. No segundo (Pra saber ser nuvem de cimento quando o céu for de concreto), que chegou às lojas no final de agosto, ele resolveu cantar todas as faixas, acompanhado apenas por um trio (baixo, guitarra e bateria). “É um trabalho mais cru, com pegada mais rock que o anterior, já que a guitarra é o instrumento principal, e submeto as canções a uma lógica mais de banda.”

Juliano Holanda traz na bagagem influências da sua cidade, Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Conhecida como a “cidade dos músicos”, é também terra de mestres regionais como Maestro Duda, Guedes Peixoto, Capitão Zuzinha, entre outros. Lá também estão a Saboeira e a Curica, duas bandas tradicionais do estado, com mais de um século de vida.

“É uma cidade colonial, muito parecida com Olinda, onde cresci. Ouvia novenas, os sinos das igrejas, cavalos-marinhos, maracatus, muita música popular”, disse Juliano Holanda. “Além da rádio poste Difusora Tupã, que tocava desde Moreira da Silva, Beatles até brega, e meus tios e pais que escutavam jazz e rock.”

O músico integra a banda pernambucana Orquestra Contemporânea de Olinda e já participou dos discos de Mônica Feijó, Geraldo Maia, Rabecado, Cascabulho, Gonzaga Leal, Zeh Rocha, Silvério Pessoa, Alessandra Leão, Academia da Berlinda, entre outros.

Sobre o MIMOO MIMO é um festival internacional de música, realizado em cidades que preservam bens e valores históricos do Brasil desde 2004. Com programação gratuita, oferece música de diversas partes do planeta, desde concertos de música erudita, popular, jazz, world music, música brasileira e novidades da cena contemporânea internacional. Em Olinda, acontece entre 02 e 08/09. No Mimo, a expectativa é que Juliano Holanda toque para um público médio de 15 mil pessoas.

Data: 06/09
Horário: 22h30
Local: Palco Praça do Carmo (Praça do Carmo, s/n. Olinda – PE)
Sobre o projeto Prata da CasaO projeto do Sesc Pompéia é referência para música independente brasileira. Criado em 1999, seu palco recebe artistas de qualidade e potencial. As atrações são gratuitas.

Data: 17/09
Horário: 21h
Local: Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia. São Paulo – SP)
Tel. (11) 3871-7700

JulianoHolanda_Foto_BetoFigueiroa_001

 

foto : Beto Figueiroa / divulgação BNPRESS MEDIA SP

~ por EVANDRO NICHETTI em setembro 10, 2013.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: