Sob curadoria de Alê Jordão,The Wall Ride Project recebe arte de Flavio Samelo

São Paulo, março de 2014 – No dia 22 de março, a partir das 17h, será lançado o quarto muro do The Wall Ride Project, idealizado por Alê Jordão, artista plástico conceitual, que também responde pela curadoria do projeto. O local é conhecido e fica em frente ao Copan: Avenida Ipiranga, 120, República. A série de intervenções iniciou-se em setembro de 2013, e já recebeu Alexandre “Sesper” Cruz, Alex Hornest e o próprio Alê Jordão. Na ocasião, o público será recebido com coquetel e som dos DJs Suissac e Will.

 

Flavio Samelo é paulistano, comunicólogo e fotógrafo de formação. Seu trabalho possui duas frentes: fotografias de arte urbana e skate; e feitura de painéis a partir das mesmas, transpondo o registro imagético digital em muros e stands. Para o The Wall Ride, Samelo usará fotos de manobras de skate captadas nos últimos anos em conjunto com pinturas. “A proposta é usufruir do significado puro e simples do termo Wallride, que significa “corrida na parede”, uma manobra bastante recorrente no esporte que enfatiza a ligação entre o projeto em si e a arte no muro”, diz Samelo.

O objetivo do projeto é apresentar diferentes estilos dentro das artes plásticas, como grafismo, colagem, design, graffiti e fotografia. The Wall Ride Project foi lançado em 29 de setembro por Sesper, que interviu com suas já conhecidas colagens. Para o idealizador Alê Jordão, essa é uma maneira de promover e divulgar a arte urbana na cidade. “Acreditamos que a arte em geral conecta e comove pessoas de todas as idades. A inspiração vem de Nova York (Houston e Bowery Wall), mas queríamos algo mais dinâmico que se comunicasse também com amantes de arte em outros lugares”, explica Jordão.

Sobre Alê Jordão
Alessandro Jordão nasceu em São Paulo, em 1973. Em 2000, criou o estúdio Mãos, onde produziu suas primeiras peças. Em 2001, graduou-se em Artes Plásticas com especialização em grafite e aquarela pela Faap, e estudou na Domus Academy, em Milão, na Itália. A partir de 2002, participou de diversos eventos internacionais de arte e design. Em 2010, incorpora em seu trabalho matérias primas e referências industriais, criando o Estúdio Alê Jordão. A partir dessa data, inicia sua carreira solo. Recebeu os seguintes prêmios: melhor conceito de arte contemporânea brasileira – MUBE, em 2002; Prêmio de Arte Contemporânea de Roma – Guiseppe Selvage, em 2002, e Salone Satellite, em Milão, em 2008. Seu currículo conta ainda com exposiçõe s em cidades como Milão, Nova York, Londres, Paris e Munique. Mais informações sobre o artista: http://www.alejordao.com/02.

Sobre Flavio Samelo
Flavio Samelo é paulistano, comunicólogo de formação e fotógrafo desde 1992, quando começou a sair pelas ruas da cidade fotografando skatistas. Alguns eram também grafiteiros que acabam convidando Samelo para fotografar suas obras urbanas.
Esse foi o começo de sua então atividade como grafiteiro, o que, em paralelo, lhe rendeu  uma diferenciação também em suas fotografias.

Hoje, a produção de Samelo tem duas pontas: a produção fotográfica onde todas as fotos tem tiragem única, tornando-as originais; e suas pinturas e painéis urbanos, em que usa fotografias como base das pinturas transcendendo assim seus limites em cores, formas e linhas que realçam uma nova realidade gráfica. Esses trabalhos já foram expostos em leilões e galerias em São Paulo, Porto Alegre, Goiânia e no exterior. Mais informações sobre o artista: http://flaviosamelo.com/.

Sobre o The Wall Ride Project
O projeto é uma criação do artista Alê Jordão, com consultoria e execução operacional da agência de branding Cincoum. A proposta consiste em intervenções artísticas de diferentes segmentos em um muro localizado na frente de um dos cartões postais da cidade, o edifício Copan, e leva arte gratuitamente aos moradores da cidade. O espaço escolhido foi o estacionamento Cappark, localizado na Avenida Ipiranga, centro da capital paulista, que ganhou iluminação própria, para que a arte possa ser apreciada em qualquer horário do dia.

A região concentra grande fluxo de transeuntes diariamente, sendo este o público estimado do The Wall Ride Project. O projeto também existe online: thewallrideproject.com, onde o usuário pode encontrar fotos e vídeos da exposição, mostrando como cada trabalho foi feito, além de uma loja virtual onde estão disponíveis camisetas e prints dos artistas.

The Wall Ride Project – Wallride, por Flavio Samelo
Local: Avenida Ipiranga, 120, República – São Paulo
Inauguração da intervenção: 22 de março, sábado, das 17h às 22h
Período expositivo: de 22 de março a 17 de maio
E-mail: contato@thewallrideproject.com
http://www.thewallrideproject.com

01

Gabriel Sândalo, da série “Skate” por Flavio Samelo

divulgação BNPRESS MEDIA SP

~ por EVANDRO NICHETTI em março 21, 2014.

 
%d blogueiros gostam disto: