SUPER NOITE !!!…Fundador da agência NEOGAMA,Alexandre Gama lança a sua exposição no MAB-FAAP…vamos ver a movimentação ?

Na noite de ontem (21), Alexandre Gama, fundador da agência NEOGAMA, recebeu muitos convidados vips e do mercado publicitário no MAB-FAAP para a abertura da exposição

“Idéia e Forma_Alexandre Gama”, que reúne os trabalhos que marcaram a trajetória do publicitário desde o início da sua carreira até os dias atuais.

A exposição “Idéia e Forma_Alexandre Gama” vai ocupar os 1,2 mil metros quadrados do MAB-FAAP e estará aberto ao público entre os dias 21 de março a 20 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 20H.

 

Conjunto de trabalhos criativos poderá ser visto a partir do dia 21/3 no MAB-FAAP

 

Trabalhos que marcaram a trajetória de Alexandre Gama na comunicação até o presente momento estarão reunidos em uma exposição que ocupará 1,2 mil metros quadrados no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), um dos mais conceituados espaços da cidade de São Paulo, onde já foram montadas algumas das maiores exposições de arte do país.

 

A exposição “Ideia e Forma – Alexandre Gama” poderá ser visitada entre 21 de março a 20 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. É uma iniciativa inédita que apresenta, além de suas criações, a visão de Gama sobre a criatividade e as diversas artes aplicadas à atividade da comunicação.

O espaço exibirá trabalhos selecionados por Alexandre Gama desde o início de sua carreira como criativo até os dias atuais, destacando peças marcantes nos diferentes níveis em que Gama atua como autor, coautor e diretor de equipes de criação. A curadoria é do pesquisador e crítico de fotografia, Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado.

Alexandre Gama é um dos mais bem sucedidos criativos de comunicação em nível nacional e internacional e além de criativo, é CEO, fundador da NEOGAMA e único brasileiro ocupando a posição de Worldwide Chief Creative Officer em uma rede global de agências, no caso a rede BBH de origem inglesa, uma das mais criativas e reconhecidas do mundo.

“Nunca havia pensado em mostrar meu trabalho e as minhas crenças de forma mais ampla. Talvez por acreditar que era algo que depois de feito, estava feito e importava o próximo. Mas pensando nisso me caiu uma ficha: ao invés de uma iniciativa assim ser apenas um olhar para trás, ela poderia estar em um contexto que a tornasse relevante a quem tem muito pela frente: os novos criativos e o estudante de comunicação”, diz Alexandre Gama.

Os trabalhos serão apresentados sob a ótica da arte aplicada, atividade que se utiliza das várias artes específicas como o cinema, a música, a fotografia, a literatura, a arquitetura, e as artes plásticas e cênicas, para dar forma ao trabalho criativo em comunicação.

A Santíssima Trindade: Palavra, Imagem e Música.

A visita à exposição dará a oportunidade, por exemplo, de se conhecer detalhes do processo de criação de várias ideias, como por exemplo o filme “Gigante”, primeira produção brasileira já feita para a marca de whisky Johnnie Walker.

O filme criado por Gama em 2011 teve posteriormente várias de suas cenas originais “apropriadas” por um vídeo viral nos protestos de junho de 2013 e gerou a hashtag #ogigante acordou”, que obteve mais de 62 milhões de impactos no espaço de apenas duas semanas. Ambos exemplos da influência do trabalho

Também estarão na exposição ideias de inspiração e técnica criativa como o NeoEncontros – que Gama idealizou como uma série de palestras e entrevistas que foram captadas em vídeo com artistas como Ferreira Gullar – maior poeta brasileiro vivo – e Marina Abramovic –  expoente internacional da arte de performance –  que foram pessoalmente à sede da NEOGAMA – agência na qual Alexandre Gama é presidente –  para expor e debater  sobre seus processos de trabalho.

Arquitetura e programação visual também terão espaço na mostra, que traz o projeto de criação e construção da sede da NEOGAMA em São Paulo, que nasceu de um conceito único e próprio, baseado na visão de uma “fábrica de ideias”. O projeto teve assinatura dos arquitetos André Vainer e Guilherme Paoliello, além de Marcio Kogan na concepção especial de uma das áreas da agência. A programação e identidade visual foram de Claudia Issa e várias peças desse trabalho de design estarão também expostas. Uma área destinada aos trabalhos da BBH inglesa também fará parte da mostra.

Todos esses trabalhos poderão ser conferidos no catálogo da exposição, que será distribuído gratuitamente na noite de abertura. Na publicação, Gama expressa vários de seus pontos de vista sobre o oficio da criatividade, como por exemplo  o que ele chama de a “Santíssima Trindade: Palavra, Imagem e Musica”- conceito que permeia a estrutura narrativa da mostra.

Arte aplicada

Segundo Alexandre Gama: “a comunicação não é arte no sentido estrito (ou restrito) do termo. Mas quem a pratica como criativo, tem que entender e dominar a linguagem e a dinâmica das várias artes que lhe fornecem matéria-prima, como o cinema, a fotografia, a literatura, a música, as artes plásticas, visuais e cênicas. Nesse sentido, a comunicação pode ser definida como arte aplicada. E a meu ver, como arte de criar percepção”.

O prof. Rubens Fernandes Junior explica que a publicidade, assim como o design, o vídeo, entre outras manifestações de arte aplicada, há muito tempo deixaram de ser entendidas apenas como comunicação.

“Atualmente, vários museus internacionais mantém em seu acervo esse tipo de produção, a fim de garantir para o futuro uma memória do presente que vivemos com intensidade, mas sem perceber a importância dessa produção”, destaca.

A FAAP, segundo ele, mais uma vez se coloca na vanguarda dos projetos culturais, pois não circunscreve a arte com restrição e limites. “Muito pelo contrário, neste caso especifico, está valorizando a arte aplicada, que no mundo contemporâneo está muito mais próxima do fazer cotidiano”, diz, completando que entende como manifestação artística toda e qualquer manifestação que contenha tanto a informação estética quanto a informação semântica.

Para o professor, a FAAP é ainda uma das pioneiras no Brasil em valorizar esse tipo de produção e, tendo uma Faculdade de Comunicação e Marketing, não poderia deixar de promover uma mostra com essa importância.“Além de prestigiar e dar a oportunidade de mostrar a experiência de anos de criação, traremos um profissional de destaque no mercado – que é ex-aluno – para o contato dos nossos alunos, futuros profissionais de comunicação, que vivenciarão todo o universo da área”, enfatiza.

Exposição“Ideia e Forma- Alexandre Gama”

Período: De 21/3 a 20/4

Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h

Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Entrada: gratuita

Local: MAB-FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações:    (11) 3662-7198

Adriano Panda e Lays Sanches 0212 Alexandre Gama 0226 Alis Vasconcelos e Tatiana Pugliese 0234 Ana Carolina Boaventura e Ramon Martinez0137 Antonio Ghillon e Alexandre Gama e Alvaro Coelho da Fonseca0163 Ariana Degelo e Jarbas Agnelli Armando Ferrentini e Clarice Ferrentini 0206 Arthur e Sergio Mendes_ Bira Martinez e Dainara Toffoli e Luciano Moura 0065 Bob Wolfenson e Paulo Lima Bruno Garcia e Debora Nisenbaum 0140 Carla Ferraro e Mauricio Iazzetta 0063 Carlos_ Mucauchar e Sonia  Grossi Cesar Giobbi 0009 Claudia Issa 0164 Dada Cardoso e Paulo Neves 0072 Dalton Pastore 0085 Danielle Simoes 0204 Debora Suconic e Junior Thonon 0145 Erh Ray e Fabiola Kassin _ 0143 Fabio e Carol Quinteiro 0220 Fabio Venturelli e Daniella Ragazzo e Gabriel Rezende Barbosa ePaula Amorim Chueiri 0126 Felipe Zambon e Isabela Crepaldi 0095 Francisco de Mesquita Neto 0037 Geraldo Rocha Azevedo e Jorge Nicoli e Moise Politi 0199 Giovana Carneiro e Andrea Mesquita 0119 Isabella Paulelli e Eduardo Lorenzi e Patricia Leme Jose Borghi Leandro Bertelli e Fabio Queiroz Leonor Toledo e Luciana Issa 0237 Lourdes Simino e Carolina Cazerta 0093 Luciano Moura Luiz Gini _ 0155 Marcio Kogan e Diana Radomysler 0058 Nami Francucci e Atila Francucci 0159 Newton Bento 0109 Patricia Blanco e Isabela Blanco 0041 Paula Amorim Chueiri 0127 Paula Azevedo 0201 Paulo Fridman e Andre Fridman 0087 Roberto Mesquita 0143 Roberto Palazzi 0073 Rubens Fernandez Junior 0004 Sergio Tikhomiroff 0104 Tatiana Ornellas_ Tito Ficarelli e Rejane Bicca 0078 Vivian e Pedro Campos 0130 Wanderley Nunes e Juliana Dias 0161fotos : Eduardo Lopes / divulgação BNPRESS MEDIA SP

Anúncios

~ por EVANDRO NICHETTI em março 21, 2014.

 
%d blogueiros gostam disto: