coquetel de abertura da Exposição “Cores do Brasil”, com direção criativa de Basso & Brooke reuniu bacanas na OCA…BNPRESS mostra tudo pra você !

São Paulo, julho de 2014 – Com direção criativa dos designers Bruno Basso e Christopher Brooke, a OCA, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebe de 03 de Julho a 02 de Agosto, a exposição “Cores do Brasil”, projeto que é apresentado pelo Banco Itaú, com patrocínio da Havaianas, e conta com cenografia do atelier Marko Brajovic e curadoria fotográfica de Tuca Vieira.

 

O projeto tem curadoria assinada pelo designer André Stolarski, que coordenava o setor de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo. Após seu falecimento, em Agosto de 2013, Didi Rezende e Kalina Bourgeois – idealizadoras e diretoras do projeto –, mantêm viva a memória do designer com a curadoria do projeto.

 

O “Cores do Brasil” é um projeto cultural multidisciplinar que tem por objetivo unir responsabilidade social, fotografia, moda, design e tecnologia de impressão digital. Através de oficinas fotográficas e de impressão digital, realizadas em instituições culturais e em comunidades nas cidades de Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, sessenta e quatro jovens entre 14 e 26 anos, de comunidades vulneráveis receberam orientação do fotógrafo Tuca Vieira.

 

 

As oficinas fotográficas ajudaram na construção e desenvolvimento deste  olhar crítico, dentro do contexto em que vivem, o seu cotidiano e a sua cidade, em uma ação de valorização do patrimônio cultural nacional, fazendo com que eles reconheçam valores locais e qualidades visuais tradicionais do Brasil, como a trama de uma renda, os pontos que constroem um bordado, os desenhos de azulejos, a diversidade da nossa fauna e flora, entre outros. Desta forma, incentivando o jovem a buscar uma identidade que não estivesse limitada a propagandas e clichês que constroem a marca Brasil.

 

Os registros fotográficos captados pelos jovens criou um banco de imagens com mais de 12.600 fotografias que trouxeram belezas e cenas pouco ou nada conhecidas. A partir dessas leituras contemporâneas da realidade brasileira, Basso & Brooke através das possibilidades tecnológicas inovadoras, transformaram essas imagens em estampas digitais que podem ser aplicadas nas mais diferentes superfícies, como madeira, tecido, couro e azulejo.

 

Apresentando um trabalho singular, o projeto “Cores do Brasil” compõe uma exposição numa grande instalação, no último andar, da Oca, formada por um grande livro pop up de 5 metros de altura, por 10 metros de comprimento, formando 7 capítulos, numa sucessão de espaços que trazem a pluralidade das fotografias realizadas pelos jovens participantes do projeto, desde a imagem na sua forma original até a manipulação no desenvolvimento do processo digital. Os designers Basso & Brooke também desenvolveram nove looks para a exposição, sendo cinco femininos e quatro masculinos, além de trazer nove chapéus, elaborados pelo designer Stephen Jones. A exposição ainda conta com projeção do making of do projeto, apresentando o desenvolvimento nas o ficinas e a dinâmica do processo das informações, que constroem um ambiente envolvente ao expectador e, ao mesmo tempo, o convida a deixar seu papel contemplativo e descobrir essas leituras contemporâneas do Brasil.

 

O arquiteto e designer Marko Brajovic assina a cenografia da exposição, proporcionando uma grande obra de arquitetura sensorial inspirada em livros de histórias pop up. São páginas de seis metros de altura e dez metros de largura que permitem ao visitante “entrar” em cada um dos sete contos ilustrados, onde cada página conta uma história diferente em cada conto por meio do tema das estampas e das superfícies escolhidas, complementadas pelo figurino que se contextualiza enquanto personagem. “A instalação icônica e multifacetada poderá ser apreciada e explorada livremente pelo publico tanto no livro pop up central quanto nos painéis que completam a exposição narrando o processo criativo e envolvimento das comunidades em todo o projeto”, afirma Marko.

 

Sobre Basso & Brooke

Bruno Basso & Christopher Brooke são os pioneiros no processo de estamparia digital na moda. Desde a apresentação de sua coleção 100% estampada digitalmente, apresentada na semana de moda de Londres, eles fizeram história no mercado, sendo agraciados com o prestigiado prêmio “Fashion Fringe”, e com o prêmio “Melhores Novos Designers” pela Elle Style Awards. Michelle Obama chegou às manchetes vestindo uma das peças da marca, tornando-se um dos primeiros designers do reino unido a ser usado pela primeira-dama norte-americana. O London Design Museum selecionou a coleção spring-summer 2009 para o prêmio “Design do ano”, em 2010 os designers foram selecionados como membros de “Brands of Tomorrow” pelo renomado programa Walpole. Além de possuir uma pe&cc edil;a de roupa no Museu Metropolitan de Nova York – a primeira peça estampada digitalmente da coleção permanente do museu.

A Basso & Brooke já colaborou com marcas de alto valor agregado como Converse, Coca-Cola, Swarovski, HD Sky, L’oreal Paris, MAC, GHD, Stephen Jones, Nicholas Kirkwood, Habitat, Formica, Lycra, Red Bull, Graham & Brown, British Council, Havaianas, BT, E&J Gallo Winery, Dorchester Collection, Harrods e muitas outras.

 

Sobre André Stolarski – In Memorian

André Stolarski, 43, foi designer e mestre em arquitetura & urbanismo pela FAU USP. Dirigiu a área de design do museu de arte moderna do Rio de Janeiro de 1998 a 2000, tendo realizado mais de vinte exposições neste período. Em 2002, associou-se à Tecnopop, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais, eleita empresa de design dos anos de 2007 e 2009 pelo prêmio colunistas. Lecionou na esdi/uerj e na ESPM RJ de 2006 a 2008. Foi diretor da associação dos designers gráficos do Brasil entre 2007 e 2009 e fez parte de seu conselho consultivo. Como membro do conselho editorial da coleção de design da editora Cosac & Naify, traduziu os livros elementos do “Estilo Tipográfico”, “Pensar com Tipos” e “O abc da Bauhaus”, tendo publicado recentemente o livro “o Design de Bea Feitler”. Foi curador da exposição de design gráfico da Bienal Brasileira de Design 2010 e da exposição Alexandre Wollner: cartazes. Coordenou a comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, tendo liderado o projeto visual das 29ª e 30ª Bienais de São Paulo. E possuiu diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.

 

Sobre Marko Brajovik

Croata, radicado em São Paulo, o arquiteto e designer Marko Brajovic se dedica a aplicar à arquitetura os conceitos da biomimética, uma área multidisciplinar que estuda as estruturas biológicas da natureza e suas funções. Marko também é responsável por diversos projetos na floresta amazônica, como um auditório flutuante, e é especialmente fascinado pelo bambu. Recentemente, ele foi responsável pelo design e cenografia das exposições Stanley Kubrik e David Bowie, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo.

 

Sobre Tuca Vieira

Fotógrafo independente, desenvolve projetos envolvendo cidade, paisagem urbana, arquitetura e urbanismo. Já realizou exposições individuais como V. se Encontra na Posição da Seta, Galeria Mario Schenberg, Funarte, São Paulo, 2013; São Paulo, Biblioteca Nueva, Vilarreal, 2013; Berlinscapes, Fauna Galeria, São Paulo, 2011; Berlinscapes, 1500 Gallery, Nova York, 2011; Fotografia de Rua, Centro Cultural Mariantonia, São Paulo, 2008; Fotografia de Rua, Fotoarte Brasília, Brasília, 2007; São Paulo, uma Metrópole sem Limites, Galeria Citicorp, São Paulo, 2006; Um Caminho nas Índias, Galeria Paul Mitchell, São Paulo, 2002 e A Luz da Terra do Sol, Galeria Consolação, São Paulo, 1994.

Entre 2008 a 2013 também participou de diversas exposições coletivas e já faturou os prêmios “Funarte de Arte Contemporânea”, em 2013; “Porto Seguro de Fotografia”, categoria São Paulo, em 2010; “Concurso de Apoio à Produção de Artes Visuais”; “Fotografia e Novas Mídias”; “Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo”, em 2006; “Grupo Nordeste de Fotografia”, em 2005 e Prêmio “Folha de Jornalismo”, Categoria Fotografia, em 2004.

 

Sobre o Estúdio Oitavo Andar – Didi Rezende

O Estúdio Oitavo Andar é uma consultoria especializada em cultura e economia criativa, que atua na conceituação, produção e comunicação de projetos culturais com a proposta de enfatizar a inserção destas iniciativas no contexto da cidade contemporânea. A metodologia de trabalho do Estúdio Oitavo Andar dá relevo às diferenças potenciais de cada empreendimento, sua gestão junto a patrocinadores e criadores, e visa estabelecer nova cultura organizacional aos projetos, valorizando sua inserção institucional, sua circulação diversificada, o intercâmbio entre segmentos socioculturais, a qualificação do ambiente de consumo/fruição e a comunicação estratégica de suas características específicas.

Com foco em Arte, Design e Moda, o Estúdio Oitavo Andar tem desenvolvido propostas inovadoras junto a parceiros situados num arco que vai do poder público a agentes empresariais.

 

Sobre a Urban Jungle Art – Kalina Bourgeois

A Urban Jungle Art é uma agência de concepção, desenvolvimento, gestão e realização de projetos proprietários e culturais focados em moda e artes visuais.  Seus mais recentes projetos foram a idealização e realização das exposições “Pierre Cardin Criando Moda Revolucionando Costumes”, no Iguatemi – SP; “Luz e Movimento com Arte e Moda Brasileiras”, no MASP – SP. O principal foco principal da Urban é a criação e implantação de iniciativas que ajudem a desenvolver a cultura de moda brasileira.

 

Apresentação:

Ministério da Cultura e Banco Itaú

 

Patrocínio:

Havaianas

 

Apoio:

Tex Brasil, ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) Grupo Le Vin, Atelier Fernando Mendes.

 

Apoio Cultural:

Itaú Cultural, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes de São Paulo, Cuca Barra de Fortaleza, Casa das Onze Janelas e SIM (Sistema Integrado de Museus e Memórias) de Belém, Parque das Ruínas, Oi Kabum! e CECIP do Rio de Janeiro.

 

Apoio Institucional:

Museus da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, Coordenadoria de Juventude da cidade de Fortaleza, CECULT (Secretaria de Cultura do Estado do Pará) e Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.

 

Realização:

Estúdio Oitavo Andar e Urban Jungle Art

 

OCA – Parque do Ibirapuera

CORES DO BRASIL

Período: de 03 de Julho a 02 de Agosto

Terça a Domingo, das 10hs às 18hs

Quintas-feiras, das 11hs às 22hs

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3

Contato: (11) 3105-6118

Site: http://www.parqueibirapuera.org/

Site: http://www.coresdobrasil.org

Facebook: \coresdobrasil.1

Twiter: @coresbrasil

Afonso Luz e Marko BrajovicIMG_7373Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Alcides Algorosa e Cris AlgorosaIMG_7095Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio André Do val_ Gloria Kalil_Eduardo ViveirosIMG_7093Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio André Zenatti e Fernanda IMG_7074Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Antonio Gomes e Caio Alviz MG_7182Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Basso e brookeIMG_7208Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Caca Di GiugliIMG_7154Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Chialin ChiangIMG_7126Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio chiara gadaletaIMG_7106Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Christopher Brooke Kalina Bourgeois Bruno Basso  DidiI Rezende MG_7277Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Claudio Ferraz e Rafael MotaIMG_7195Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Cristiana ProtteIMG_7151Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Daniel Raad e Rodrigues BotelhoIMG_7132Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Danuza Rezende e EduardaIMG_7145Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio debora ventura e felipe venturaIMG_7224Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio DidiIMG_7281Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio DidiIMG_7336Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Eduardo Simões e Carla ZanonIMG_7098Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio exposicaoIMG_7304Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Felipe Bichir e paula quagliatoIMG_7149Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Felipe MoroziniMG_7168Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Geral EventoIMG_7375Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Jana Mello MG_7294Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Jana melo leonel fernandez daniloIMG_7146Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio João Braga e Thais AlineIMG_7190Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Johnny LuxoIMG_7140Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio José Paiva e Mariana RossiIMG_7101Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Kalina Bourgeois IMG_7239Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Larissa Lucchese Chantal SordiIMG_7199Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio lucia gurovitz e Amanda SequinIMG_7086Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Marcelo Ferrari IMG_7119Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Marko BrajovicIMG_7162Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Renata Bastos IMG_7030Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Rita Comparato e Jeff Martins Rodrigo Polack e Ana BoogieIMG_7180Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Silvana Holz MeisterIMG_7165Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Waldick JatobáIMG_7155Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio Xade e eliza stecca IMG_7222Abertura CORES_2014_Jennifer Glass_ Fotos do Oficio

 

fotos : divulgação BNPRESS MEDIA SP

~ por EVANDRO NICHETTI em julho 3, 2014.

 
%d blogueiros gostam disto: