colégio da zona sul de São Paulo ensina empreendedorismo para crianças e adolescentes

 “Empreendedorismo Sustentável:

 

Pensando Globalmente. Agindo Localmente”

Esse é o tema do XIV Evento Cultural do CERTUS – Colégio e Faculdade, que acontecerá no dia 4 de outubro.
A idéia do tema surgiu porque a equipe do colégio percebeu que uma educação empreendedora é fundamental para qualquer país que deseja se desenvolver. A capacidade empreendedora, além de ser a melhor ferramenta contra o desemprego, hoje é exigida em qualquer relação de trabalho, seja no governo, nas empresas ou no Terceiro Setor.
Isso mostra que a capacidade empreendedora é condição necessária para o desenvolvimento humano, social e econômico de um país. Segundo a diretora pedagógica, Silvia Cintra, a intenção é ir mais além. “Queremos que eles sejam empreendedores da própria vida”. O projeto visa estimular a capacidade do aluno sem influenciar suas decisões, preparando-o para suas próprias opções.
Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio vêm desenvolvendo um tema diferente desde o início do ano (veja quadro abaixo). Com a ajuda dos professores, eles estão trabalhando o empreendedorismo como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana, sempre buscando um equilíbrio com a natureza.
As turmas da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, montaram uma empresa de horticultura chamada Horta do Tesouro. Na empresa, as crianças aprendem brincando todos os cuidados que devem ter ao preparar o solo para o plantio, como plantar, quais os cuidados que devem ter com os alimentos até o momento da colheita.
Desde o início deste ano, as crianças estão participando de todas as etapas, desde a escolha do nome, logomarga, estratégias de venda, comunicação, enfim, elas estão aprendendo de uma forma divertida e lúdica como se tornar pessoas empreendedoras.
Para manter a horta, os pequeninos realizam feirões, onde vendem mudas de plantas, legumes e verduras plantadas e colhidas por eles mesmos. O dinheiro arrecadado é inteiramente revertido para a compra de novas mudas, adubo, embalagens, entre outros materiais necessários para o funcionamento de uma horta.

O EVENTO CULTURAL

O evento cultural do CERTUS já virou uma tradição na região e já está em sua XIV edição. Desde quando foi criado, em 1991, os alunos já trataram de assuntos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, biologia, ciências, física, entre outros.
Este ano, o evento acontecerá no dia 4 de outubro, sábado, e cada turma apresentará uma estrutura empresarial, buscando a sustentabilidade e pensando no meio ambiente:

ü  Ed. Infantil e 1º ano: Horticultura        

ü  2º ano: Capas artísticas

ü  3º ano: Artesanato no Estilo Oriental

ü  4º ano: Vasos Ornamentais                          

ü   5º ano: Jogos Educativos                    

ü   6º ano: Papel & Arte (cartões e marca livros)          

ü   7º ano: Relógios Artísticos                           

ü  8º ano: Biojóias (bijuterias)                                         

ü  9º ano: Sacolas Ecológicas                              

ü  1º M A: Livraria & Sebo                      

ü  2º M A: Pró-Água                                

ü  3º M A: Produtos de Limpeza biodegradáveis

ü  Noturno: Moda Peças Customizadas       

ü  Noturno: Empresa Financeira

O CERTUS – Colégio e Faculdade fica na Av. Presidente João Goulart, 951, Jardim Colonial, Zona Sul de São Paulo. A entrada para o evento cultural é gratuita. www.certus.com.br

 

crianças na Horta do Tesouro : educação perfeita para o futuro do planeta

divulgação

~ por EVANDRO NICHETTI em setembro 23, 2008.