direto do Rio de Janeiro !!!…FIRJAN e estilistas lançam campanha “Despertar para a Moda”

Carlos Tufvesson, Alessa Migani e Jacqueline de Biase apadrinham ação
para atrair a atenção de jovens para profissões dos bastidores da moda

Na próxima quinta-feira, dia 11, o Sistema FIRJAN lança a campanha “Despertar para a Moda”, uma iniciativa que tem como objetivo chamar a atenção de jovens para profissões importantes nos bastidores do mundo fashion. A primeira ação da campanha reunirá os padrinhos Carlos Tufvesson, Alessa Migani e Jacqueline de Biase, da Salinas, estilistas consagrados por representar o lifestyle carioca em suas marcas, e alunos da ESCOLA SESI numa oficina de criação conduzida pela equipe de design do SENAI MODA, que incluirá atividades de modelagem, estamparia e bordados, entre outras. O evento será na unidade de Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 342 – ao lado do Center Shopping) e acontecerá das 10h às 18h.

A campanha foi idealizada a partir de uma reivindicação dos próprios estilistas, que em encontro recente do Fórum de Grifes do Sistema FIRJAN, conduzido pelo presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, apontaram a falta de renovação de profissionais com papéis importantes na indústria como um dos maiores problemas da cadeia produtiva. Essa carência é verificada principalmente ­nas áreas de modelagem, cujos profissionais devem ser capazes de concretizar as propostas do estilista realizando protótipos adequados à produção industrial, e costura, importante habilidade que dá forma às peças, desde a sua origem até o acabamento.

“Somos os personagens desta campanha e temos que passar aos jovens a importância da mão-de-obra em cada etapa da produção de moda. Temos que contagiá-los com a nossa emoção de trabalho”, afirma Alessa. Com o mesmo entusiasmo, Tufvesson chama atenção para a necessidade de renovar o segmento com novos profissionais. “O Rio tem por natureza uma criatividade espontânea, mas precisa ter também uma estrutura de produção compatível com as inovações. Se não injetarmos esta consciência nos jovens, a médio prazo ficaremos sem saída”, declara. Jaqueline concorda que o Rio exporta criatividade e precisa de mão-de-obra urgente em todos os setores. “Aí entra a importância do Sistema FIRJAN, que apóia com infra-estrutura todas as etapas da produção de moda”, endossa.

Cristiane Alves, gerente do SENAI MODA, arremata: “Como uma instituição que incentiva e dá suporte para o desenvolvimento da indústria criativa, partilhamos instantaneamente da preocupação dos estilistas. A intenção é realizar mais oficinas em 2009, não só no Rio mas também em outros pólos de moda. Vamos levar a moda até os jovens com o objetivo de trazê-los para a moda”.

Durante o evento de lançamento, enquanto estilistas e jovens interagem nos processos de criação, o fotógrafo Murillo Meirelles irá clicar cada momento do encontro. O resultado poderá ser visto na próxima edição do Fashion Rio, em janeiro de 2009, em exposição no lounge do Sistema FIRJAN.

BNPRESS tem as imagens prá você !

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os estilistas CARLOS TUFVESSON,JACQUELINE DE BIASE e ALESSA posam com bolsa produzida por alunos da ESCOLA SESI

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Eduardo Eugenio, presidente da FIRJAN, com os estilistas que apadrinham a campanha Despertar para a Moda e aluno da ESCOLA SESI

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Alunos vestem manequins com peças produzidas na oficina do SENAI Moda

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Alunos aprendem a técnica tie-dye

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Os estilistas Carlos Tufvesson, Jacqueline de Biase e Alessa com Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda (de óculos escuros)

fotos : divulgação

~ por EVANDRO NICHETTI em dezembro 17, 2008.